Cananéia – sobre

Sobre Cananéia

O município de Cananéia está localizado na região Sudeste do Brasil, Vale do Ribeira, Estado de São Paulo, região considerada Território da Cidadania pelo Governo Federal. Dista 270 km da cidade de São Paulo, estando localizada próximo à pelo menos três grandes centros urbano São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Tem como municípios limites, Pariquera-açu, Ilha Comprida, Iguape, Jacupiranga e Guaraqueçaba. Localizado em Região Litorânea. 

Considerada um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica intocada na costa brasileira e um dos maiores berçários de vida marinha do planeta, sendo um dos principais pontos de biodiversidade do mundo. Tombada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e apontada pela revista americana “Condè Nast Traveler” como melhor roteiro ecológico do mundo, a região lagunar-estuarina de Cananéia, conhecida como lagamar, é uma fantástica coleção de águas de muitos rios, baias e lagoas com o mar e compreende, num só lugar, 4 ecossistemas: mangues, dunas, restingas e Mata Atlântica (Florestas Ombrófila Densa).  

Ainda no município encontram-se diversos sítios arqueológicos, os sambaquis, datados entre seis e quatro mil anos, e ruínas do período colonial. Na diversidade desse ambiente encontrasse ainda: o Parque Estadual da Ilha do Cardoso, rodeado de belas praias onde o turista tem o contato direto com os golfinhos. Todavia, o município apresenta indicadores sociais preocupantes tendo um Índice de 37,30% e Índice de Coeficiente de Gini de 0,42 (IBGE 2004). Crescimento em ordem de 25% no setor comercial, bem como o aumento significativo da autoestima de comerciantes e munícipes. 

O município hoje conta com uma estrutura mediana e ainda tem muito a melhorar, mas muitos pontos já foram melhorados, como a infraestrutura náutica, acesso ao município, sinalização turística, formação de monitores ambientais, o que auxiliaria no aumento da atividade econômica e superação das desigualdades sociais. O município conta hoje com 3000 (três mil) leitos entre hotéis e pousada, além de muitas casas de veraneio, 18 (dezoito) restaurantes, lanchas e escunas para passeios marítimos. 

Além das atrações turísticas o município conta com o fomento do artesanato local e as festas tradicionais, como a festa de São João Batista, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a Festa de Agosto (Aniversário da cidade), a Festa da Tainha na Vila do Marujá, a Festa do Mar, além do Réveillon e Carnaval. O acesso a Cananéia se dá através da Rodovia Regis Bitencourt (BR 116) na maioria do trecho é duplicada, com entrada sentido Pariquera-Açu, Cananéia o percurso da BR 116 a Cananéia dá um total de 45 km. Outro acesso a Cananéia é feito pelo mar através de lancha, o trajeto pode ser feito em alto mar ou para quem vem do Sul tem a opção de ser feita pelo Canal de Paranaguá a Cananéia.